ESTATÍSTICA E DIREITO

Estudos estatísticos são utilizados em quase todas as áreas do conhecimento e o avanço desse ramo da matemática possibilitou uma análise mais eficiente das características de um conjunto.
Em mundo onde a rapidez é necessária, a possibilidade da inspeção de uma pequena amostra para a generalização de padrões dada pela estatística é imprescindível. Esta base de dados junto à modelagem estatística são muito valiosas e transmitem muito conhecimento sobre áreas vistas como não determinísticas.
Empresas como Facebook e Amazon investem muito na coleta e análise de dados para estabelecer padrões de consumidores. Porém ainda é um grande desafio saber analisá-los com as ferramentas certas da estatística descritiva.
No Direito, a aplicação da estatística vem ganhando cada dia mais espaço sob o nome de Jurimetria. O Direito como campo possuidor de diversas variáveis, interpretações e comportamentos, principalmente na área processual, possui campo fértil para a análise estatística, podendo fornecer informações valiosíssimas para advogados, departamentos jurídicos e diretores de grandes empresas.
Nesse sentido, a aliança entre organização, análise e estruturação de um banco de dados e modelagem estatística pode tornar factível a análise estatística em seu departamento jurídico!

Leave a comment