Skip links

Automações e o mundo jurídico

Talvez você não saiba com qual frequência usa automações, mas ela está presente em muitos lugares, por exemplo, na simples cafeteira que prepara o seu café da manhã, esteiras de produção, e até funções do seu dia a dia no escritório. Diversas tarefas de diferente setores utilizam tecnologias de automação para eliminar demandas de caráter repetitivo ou facilmente exaustivo para seres humanos.

Automação é quando um computador ou uma tecnologia consegue fazer algo sem a assistência de um humano. Você pode definir quando e como a tarefa será realizada, porém todo o mecanismo de se fazer é feito de maneira automática.

Mas como isso pode ajudar no mundo jurídico?

O universo jurídico possui diversas tarefas tão recorrentes que se tem a impressão de que é possível fazê-las com uma mão nas costas e de olhos fechados. E são exatamente essas tarefas que podem, de fato, ser automatizadas. Anexar documentos, realizar cadastros, acessar tribunais, atualizações de bases e tantas outras atividades demandam muito tempo e, por vezes, poucos recursos intelectuais para serem executadas.

Quando um advogado não precisa mais checar constantemente dados e questões legais, ele pode se concentrar apenas em outros aspectos como, por exemplo, encontrar maneiras criativas de defender um caso e outras estratégias para inovação da área. Esses processos mais técnicos podem perfeitamente ser executados por automatização e Inteligência Artificial, pois não envolvem nenhum aspecto intelectual.

Os escritórios de advocacia têm se apoderado desse cenário para aperfeiçoar sua imensa demanda de trabalho, direcionando os profissionais à áreas menos repetitivas organizacionais, onde é possível usufruir de capacidades humanas que as máquinas ainda não têm.

A Juristec+ realiza todo um trabalho com automações, economizando tempo e oferecendo eficiência com cadastro padronizado e automação de fluxos no sistema ERP jurídico, além de realizar varreduras em bases de dados extensas, garantindo ao cliente melhor utilização dos prazos.

Cuidados para investir

É necessário a escolha de uma ferramenta tecnológica que diminua a atividade laboral e não o contrário, por conta disso, é importante verificar se o item escolhido cumpre esse propósito e se te oferece mais possibilidades, reduzindo o  trabalho e maximizando os resultados, transformando assim, rotinas entediantes em algo prático e que traga lucros, esse é o propósito da automação. Muitas empresas contratam alguns serviços que prometem diminuir a demanda mas acabam perdendo ainda mais tempo na manutenção desses programas e correções de erros.

Leave a comment

Name*

Website

Comment