Skip links

Inovações Tecnológicas para 2019

Todos os anos o universo tecnológico traz consigo inúmeras inovações que irão impactar o mundo nas próximas décadas. Conheça agora as novidades tecnológicas para 2019:


Realidade Virtual

É uma tecnologia já muito popular no varejo, principalmente em jogos, mas a novidade está na inserção dessa tecnologia no ambiente de trabalho. Para uma definição mais clara:  “Realidade virtual é uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional através de recursos gráficos 3D ou imagens 360º, cujo objetivo é criar a sensação de presença em um ambiente virtual diferente do real”.

Ela é bastante útil no mundo dos negócios, desde o compartilhamento de documentos, facilitação no agendamento de reuniões, até a redução de custos com viagens a fim de encontrar outros colegas de trabalho, pois é possível fazer uma reunião importante, por exemplo, utilizando-se dessa tecnologia que permite que os indivíduos se comuniquem como se estivessem lado a lado. Também serve para orientar e dar treinamento a funcionários sob supervisão de um gestor que poderá assistir de longe todo o processo.


Grandes empresas já estão implantando esse segmento de tecnologia de interface no dia a dia, pois parece ser altamente rentável sair de forma pioneira na utilização de novos produtos.

Internet of Things (IoT)

“Internet das coisas”, em tradução livre, é um conceito que se refere à interconexão de objetos cotidianos com a internet.  Isso já é comum em sensores de luz e câmeras de segurança, por exemplo, mas a grande expectativa é que isso cresça, expandindo-se para quase todos os tipos de objetos como livros, remédios, encomendas postais, etc. Em tese, isso faria com que não houvesse produtos em falta no estoque ou remédios vencidos, pois saberíamos facilmente sua localização e tempo de consumo.

Também é possível pensar em soluções domésticas, como a geladeira lançada pela Samsung que envia fotos de alimentos em falta e ainda permite que se realize compras diretamente pelo aparelho.

Tudo isso gera uma incrível mudança na compra de alimentos e eliminação do desperdício. Permitir que objetos usados no dia a dia estejam conectados à rede faz com que nossas atividades sejam simplificadas e melhor aproveitadas.

Cidades Inteligentes

São projetos nos quais um espaço urbano é palco de experimentos intensivos do uso de tecnologias de comunicação e informação.  O enfoque é basicamente criar uma cidade sustentável onde se faz uso da tecnologias no processo de planejamento.

São sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

De acordo com a ONU, a população mundial chegará a 8,6 bilhões até 2030, aumento de 1 bilhão de pessoas em 13 anos, portanto novas tecnologias que impactam na realidade são muito bem-vindas, pois todo processo tecnológico que visa um mundo mais sustentável e adaptável gera lucros imensuráveis à população e ao planeta.

Leave a comment

Name*

Website

Comment