Skip links

Jurídico Remoto (1/3) – LGPD

Com o crescimento da modalidade Trabalho Remoto, começamos a nos preocupar com medidas relacionadas à proteção de dados, nos deparamos com a seguinte dúvida: como proteger meus dados e de meus clientes diante deste cenário?

Caso sua empresa já tenha um departamento de TI, algumas medidas já foram tomadas antes da necessidade urgente de flexibilizar o local de trabalho. Porém, se você não tomou nenhuma medida relacionada a LGPD, certamente se sentirá despreparado. Além de ser essencial seguir as normas da Lei de Proteção de Dados, devemos ter em mente outros dois aspectos:

a. Infraestrutura

Invista em um VPN, Backup, Criptografia, Autenticação de dois Fatores, Antivírus e todos os mecanismos disponíveis para proteger os dados da sua empresa, clientes e funcionários. 

A equipe de TI deverá ser mantida e sempre alerta para eventuais problemas e configurações.

b. Sensibilização e Boas Práticas

Você pode implementar diversas medidas de segurança, mas se seus funcionários não entenderem o motivo das providências adotadas não surtirá o resultado desejado, podendo causar até prejuízos . Preocupe-se em treiná-los e sensibilizá-los acerca da necessidade de todos os procedimentos.

É importante também deixá-los atentos a tudo que pode ser ou não uma ameaça dentro do ambiente virtual.

Além disso, é importante ter em mente um plano de contenção de crise e proteção para documentos físicos. A perda de registros em papel é considerada uma violação da LGPD, sendo obrigação da empresa relatar e notificar às pessoas afetadas.

Tudo isso é importante para a proteção de dados da empresa de uma maneira geral, mas dentro de um modelo Home Office, é importante se atentar as maneiras de conexão doméstica. Segundo o 3º Relatório Anual Global de Segurança de Senhas do LastPass by LogMeIn, 80% das violações relacionadas a hackers estão ligadas a credenciais roubadas e reutilizadas. Por isso, as empresas devem tomar medidas para aprimorar a segurança com senhas e acessos a fim de reduzir os riscos.

Existem diversas outras medidas para facilitar e flexibilizar o modelo de Trabalho Remoto, no próximo texto, falaremos sobre a Produtividade.

Leave a comment

Name*

Website

Comment