Skip links

Média: a exaustiva ludibriadora – PT1

Estudos estatísticos são utilizados em quase todas as áreas do conhecimento e o avanço desse ramo da matemática possibilitou uma análise mais eficiente das características de um conjunto. Em um mundo onde a rapidez é necessária, a possibilidade da inspeção de uma pequena amostra para a generalização de padrões dada pela estatística é imprescindível. Esta base de dados junto à modelagem estatística são muito valiosas e transmitem muito conhecimento sobre áreas vistas como não determinísticas.

Empresas como Facebook e Amazon investem muito na coleta e análise de dados para estabelecer padrões de consumidores. Porém ainda é um grande desafio saber analisá-los com as ferramentas certas da estatística descritiva.

Ainda no que se diz respeito ao direito há um grande déficit na base de dados para a análise, já que o direito é um campo com muitas variáveis e munida de diferentes comportamentos e interpretações. Muitas empresas precisam dessa análise estatística para o campo jurídico para o contingenciamento orçamentário deste departamento com processos cíveis, trabalhistas e etc. A jurimetria, entre muitas outras coisas, torna tal análise mais fácil e precisa.

Referente às ferramentas estatísticas utilizadas, como os cálculos normalmente são feitos por pessoas da área jurídica, nem sempre os resultados são realmente preditivos ou descritivos, o que acaba desvinculando cada vez mais o direito da matemática e causando prejuízo às empresas que necessitam do resultado para o contingenciamento.

A média é usada exaustivamente como a descrição de um conjunto, e muitas vezes é vista como o valor mais comum ou mais provável deste grupo. Porém a média seria apenas um valor de equilíbrio, uma medida de tendência central, podendo nunca nem aparecer no conjunto, ou sendo um valor muito maior que a mediana[1] ou 75% dos valores do grupo, dependendo do desvio padrão.


[1] Valor que divide um conjunto de valores ordenados em partes iguais, ou seja, é igual ao valor que deixa 50% dos valores abaixo e 50% acima.

Leave a comment

Name*

Website

Comment