Skip links

Média: a exaustiva ludibriadora – PT2

Suponha uma sala com dez crianças, que tem altura variando entre 1,20 a 1,30 metros, e mais dez jogadores de basquete com alturas entre 1,90 a 2,00 metros. Pela definição de média de dados agrupados, a altura média dos indivíduos na sala seria de 1,60 metros, estatura essa que sequer existe no conjunto descrito. Contudo esse resultado ainda sim pode ser útil, uma vez que pode ser usado para representar uma medida descritiva, não probabilística, do conjunto, onde 50% dos indivíduos teriam estatura menor que o valor da altura média e 50% teriam estatura maior.

Agora suponha uma sala de aula onde temos dez alunos com 17 anos e um professor com 50 anos de idade, a média das idades nesta sala de aula será de 20 anos de idade. Neste exemplo, a média não poderia ser usada nem como descrição do conjunto, pois aproximadamente 90% dos valores estão abaixo da média, nem como a probabilidade da idade que mais aparece em tal conjunto, pois não temos nenhum indivíduo com 20 anos de idade. Se usada como padrão para cálculo de contingenciamento, a média representa um perigo econômico para a empresa, porque sem o desvio padrão essa representa meramente um ponto de equilíbrio entre os valores e pode causar um contingenciamento desnecessário e até crises econômicas. Em que uma parte muito maior do que necessária do capital, fica bloqueado na empresa para o departamento jurídico, ou até uma parte menor, faltando dinheiro para o pagamento das despesas do departamento.

Ainda assim é importante ressaltar que a média é uma importante parâmetro da estatística se aliada a outras ferramentas que complementem a informação, como a variância, a mediana, o valor máximo, o mínimo entre outros que nos proporcionam saber a distribuição de uma variável aleatória.

A partir dos argumentos aludidos, como a análise estatística é extremamente importante para o campo do direito assim como quase todos os campos científicos, vê-se que é necessário que esta seja feita com as ferramentas corretas e com dados bem estruturados para que a análise resulte cada vez mais em informações precisas.

Leave a comment

Name*

Website

Comment