Skip links

Startups e as mudanças no mercado

Startup é basicamente uma empresa jovem e inovadora de qualquer ramo de atividade, que tem como foco desenvolver um modelo de negócio que seja repetível e escalável. Para ser mais claro, ser repetível é ter a capacidade de entregar o mesmo produto ou serviço em escala, e ser escalável é ter a capacidade de crescer cada vez mais, gerar emprego, renda e impacto onde estiver, porém, acima de tudo, é ter ganho em escala e produtividade sem demandar mais recursos para isso.

Uma de suas características é ser progressista, portanto criam necessariamente impactos sociais e mudança na sociedade. A Uber, por exemplo, revolucionou a forma do transporte urbano das grandes cidades, o serviço PayPal deixou tudo mais rápido em termos financeiros, podendo auxiliar em pagamentos  instantâneos e envios de dinheiro, a Nubank, um banco 100% digital, pouco burocrático e famoso pelo seu atendimento diferenciado e humanizado, hoje é a startup mais lucrativa da américa latina.

Elas também impactam em negócios já instituídos.

Quem nasceu antes dos anos 2000 se lembra muito bem das videolocadoras espalhadas por todos os bairros da maioria das cidades, mas com o advento da internet e as infinitas possibilidades de downloads, deixaram de lucrar e se desfizeram. A tão conhecida e amada Netflix, por exemplo, começou sua trajetória sendo uma espécie de videolocadora, onde os filmes em DVD eram enviados por correio, lucrou muito. Posteriormente, a empresa revolucionou a maneira de assistir filmes: foi a primeira a implantar o serviço de streaming. Hoje conta com 139 milhões de assinaturas e está presente em 190 países.

A Juristec+, startup jurídica localizada em São Paulo e em São Carlos-SP (polo de pesquisa), é referência no mercado, com jurimetria do começo ao fim, seus resultados são impressionantes e promissores: economia de até 60% em atividades paralegais, captação de 60 processos por minuto, mais de 54.000 horas poupadas, aumento de 20% no benefício econômico e ainda prioriza fortemente o  investimento em desenvolvimento, pesquisa e proteção de dados, revolucionando assim todo o jurídico que sempre foi mais tradicionalista.

Fundada a partir de um escritório de advocacia, a Juristec traz consigo não só a identidade jovem e inovadora, mas também a experiência de 10 anos trabalhando para as maiores empresas do Brasil. As soluções oferecidas fazem parte da compreensão da necessidade dos clientes e não apenas inovação por inovação.

Utilizar algoritmos complexos, inteligência artificial e estatística avançada poderia ser apenas uma ideia maluca se não reduzisse custos e tornasse processos burocráticos mais eficientes e automatizados.

A Juristec é uma legaltech jovem e experiente ao mesmo tempo, conta com mais de 18 profissionais da área do Direito, além de matemáticos, programadores, linguistas, cientistas de dados e pesquisadores com PHD.

Em suma, o aumento das startups implica numa mudança social. De uma lado, empresas conservadoras tentam se manter no mercado pelos serviço e produtos que já são de conhecimento do público, de outro, as novas enxergam no mundo inúmeras possibilidades de investimento, inovação e empreendedorismo, oferecendo soluções práticas para os problemas enfrentados no cotidiano, com um preço justo e acessível. O mercado parece já responder sobre suas preferências.

Leave a comment

Name*

Website

Comment